sábado, 13 de abril de 2013

Classificação do Tecido Conjuntivo

Tecido Conjuntivo Embrionário

O tecido conjuntivo embrionário inclui o tecido mesenquimatoso e o tecido mucoso.

O tecido conjuntivo mesenquimatoso somente está presente no embrião  e é constituído por celulas mesenquimatosas  imersas em uma substância fundamental gelatinosa contendo fibras reticulares dispersas.

Figura 1 - Tecido Embrionário - Mesênquima


O tecido mucoso é um tecido conjuntivo frouxo amorfo possuidor de uma matriz gelatinosa composta basicamente por ácido hialurônico e esparsamente povoada por fibras de colágeno do tipo I e II e por fibroblastos.Este tecido, somente é encontrado no cordão umbilical e no tecido conjuntivo subdérmico do embrião.

Figura 2 - Tecido Mucoso
a) cordão umbilical de um feto de 5 meses b) cordão umbilical de um neonato



Tecido Conjuntivo Propriamente Dito

São quatro os mais conhecidos: Tecido conjuntivo frouxo,denso e reticular e tecido adiposo.

Tecido conjuntivo frouxo

Preenche os espaços do corpo abaixo da pele, fica abaixo do revestimento mesotelial da cavidade interna do corpo, esta associado á adventícia dos vasos sanguíneos e envolve o parênquima das glândulas.Caracteriza-se por uma substância fundamental e fluido tecidual abundante abrigando as células fixas do tecido conjuntivo: fibroblastos, células adiposas,macrófagos e mastócitos, assim com algumas células indiferenciadas.É comum e o de maior quantidade no organismo,e possui consistência delicada, flexível e pouco resistente às trações.

Ex: papilas da derme, hipoderme, membranas serosas que revestem as cavidades peritoneais e pleurais e nas glândulas.

Figura 3 - Tecido conjuntivo frouxo - Lábio



Tecido conjuntivo denso

A orientação e a disposição dos feixes de fibras de colágeno o tornam resistente a tração.Quando os feixes de fibra\s de colágeno estão dispostos ao acaso, o tecido é denominado tecido conjuntivo denso não-modelado (irregular)(fibras colágenas arranjadas sem uma orientação definida), esta localizado em derme profunda, sub-mucosa do intestino, vias urinárias,bainhas que envolvem o osso e cartilagem. Quando os feixes de fibras estão dispostos  em paralelo ou de uma maneira organizada o tecido é denominado tecido conjuntivo denso modelado , (As fibras foram formadas em resposta à força de tração exercida num certo sentido, oferecendo o máximo de resistência a essas forças).Tendões: estruturas cilíndricas, alongadas, brancas e inextensíveis, que ligam as extremidades dos músculos esqueléticos aos ossos.Ligamentos: fibras elásticas e colágenas, as quais estão ordenadas de modo um tanto irregular.
Figura 4 - Tecido conjuntivo denso de fibras paralelas - Tendão


Tecido Reticular

O colágeno tipo II é o principal componente fibroso desse tecido.As fibras de colágeno formam redes semelhantes as malhas entremeadas com fibroblastos e macrófagos.O tecido reticular forma a estrutura arquitetônica dos sinusóides hepáticos; tecido linfóide: nódulos linfáticos, amígdalas, adenóides, baço e timo ,tecido mielóide: medula óssea vermelha..Possui a capacidade de produzir células do sangue.O tecido linfóide é rico em linfócitos, e o tecido mielóide é rico em células precursoras de todos os elementos figurados do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

Figura 5 - Tecido conjuntivo reticular- Baço


Tecido Adiposo

É classificado em dois tipos: uniloculares e multiloculares.

Tecido adiposo branco 

 Cada célula adiposa unilocular possui uma única gotícula de gordura, o que dá uma cor branca ao tecido adiposo. É fortemente irrigado por vasos sanguíneos, que formam redes capilares por todo o tecido.Estes vasos têm acesso através dos septos de tecido conjuntivo, que dividem a gordura em lóbulos.

Figura  6 - Tecido adiposo branco


Tecido adiposo pardo

É constítuido por células adiposas  multiloculares que armazenam gordura em gotículas múltiplas.Possui uma organização lobular e uma irrigação vascular semelhantes ás de uma glândula.É muito vascularizado porque os vasos estão localizados próximos dos adipócitos.Fibras nervosas amielínicas penetram no tecido e os axônios terminam junto aos vasos sanguíneos assim como junto ás células adiposas, enquanto no tecido adiposo branco, os neurônios terminam somente junto aos vasos sanguíneos.
Ele é especializado na produção de calor, com importante papel nos mamíferos que hibernam e só é significativo no recém-nascido para auxiliar na termo-regulação, devido a estimulação de noradrenalina nas terminações nervosas abundantes em torno das suas células, o tecido adiposo multilocular apresentam nas suas membranas internas, uma proteína interna chamada termogenina, que permite a volta para a matriz mitocondrial dos prótons transportados para o espaço intermembranoso, sem que eles passem pelo sistema ATP-sintetase, do corpúsculo FOF1 da mitocôndria, assim a energia gerada pelo fluxo de prótons não é usada para sintetizar ATP, mas sim para gerar calor, que aquece o sangue na extensa rede capilar do tecido multilocular e é distribuído pelo corpo, nas espécies que hibernam o despertar é realizado devido a ação de estímulos nervoso sobre esse tecido, que funciona como um “acendedor” dos outros tecidos.

Figura 7 - Tecido adiposo pardo

HISTOGÊNESE 
Histogênese do tecido adiposo multilocular:
Células mesenquimais que vão formar o tecido multilocular tornam-se epitelioides  adquirindo um aspecto de glândula endócrina coronal, antes de acumularem gordura . 

Histogênese do tecido adiposo unilocular
:Se originam no embrião, a partir de células derivadas do mesênquima  os lipoblastos. As gotículas lipídicas são inicialmente separadas uma das outras, porém muitas se fundem, formando a gotícula única e característica da célula adiposa unilocular.Aplicação médica: Tumores do tecido adiposo unilocular: Tumores benignos: lipomas, geralmente removidos cirurgicamente sem grande dificuldade. Tumores malignos: lipossarcomas, tratamento difícil porque facilmente formam metástases, geralmente surgem em pessoas acima de 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário