quarta-feira, 10 de abril de 2013

Principais características e funções do Tecido Conjuntivo

Os tecidos conjuntivos são compostos por células e matriz extracelular, a qual consiste de substância fundamental e fibras. As células são os componentes predominantes em alguns tecidos conjuntivos, enquanto as fibras são os componentes predominantes de outros tipos de tecidos conjuntivos. Por exemplo, os fibroblastos são o tipo celular predominante do tecido conjuntivo frouxo, pois estas células fabricam e mantêm as fibras e a substância fundamental, que constituem a matriz extracelular. Já as fibras são o componente predominante dos tendões e ligamentos. Além disso, em outros tecidos conjuntivos, a substância fundamental é o mais abundante componente, pois é o local onde certas células especializadas do tecido conjuntivo exercem suas funções. Assim, todos os três componentes são críticos para as funções desempenhadas pelos tecidos conjuntivos no corpo.

Figura 1- Fibroblasto: Célula metabolicamente ativa, contendo longos e finos prolongamentos citoplasmáticos. Sintetiza o colágeno e as substâncias da matriz (substância intercelular).Podem estar em um estado ativo ou quiescente.Os ativos localizam-se em intima associação com feixes de colágeno  possui células alongadas, fusiformes com um citoplasma de coloração clara.Os inativos são menores mais ovóides  e possui um citoplasma acidófilo, seu núcleo é menor , alongado e cora-se mais intensamente.São capazes de alguma movimentação.São células FIXAS do Tecido Conjuntivo.









FUNÇÕES GERAIS 


Apesar de muitas funções serem atribuídas aos tecidos conjuntivos, suas funções básicas incluem:

- Fornecer suporte estrutural;
- Servir de meio para trocas;
- Ajudar na defesa e na proteção do corpo;
- Funcionar como local para armazenamento de gordura.

Ossos, cartilagens e ligamentos, que mantêm os ossos unidos, assim como os tendões, que prendem os músculos aos ossos, atuam como elementos de suporte. Do mesmo modo, o tecido conjuntivo que forma as cápsulas que envolvem órgãos e o estroma, formando o arcabouço estrutural dentro dos órgãos, tem a função de suporte e sustentação. O tecido conjuntivo também funciona como um meio para trocas de resíduos metabólicos, nutrientes e oxigênio entre o sangue e muitas das células do corpo.

As funções de defesa e proteção são desempenhadas pelas células fagocitárias do corpo, as quais englobam e destroem restos celulares, partículas estranhas e microrganismos; pelas células imunocompetentes do corpo, as quais produzem anticorpos contra antígenos; e por certas células produtoras de substâncias farmacológicas que auxiliam a controlar a inflamação. Os tecidos conjuntivos também ajudam a proteger o corpo, formando uma barreira física contra a invasão e disseminação de microrganismos.


2 comentários:

  1. Parabéns ameio o Blog Faço Fármancia na USP!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante eles ajudam na defesa e proteção do corpo - Ana Maria. Beijos

    ResponderExcluir