quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cartilagem

A cartilagem possui células denominadas condrócitos,que ocupam pequenas cavidades , denominadas lacunas situadas dentro da matriz extracelular secretada por elas.A cartilagem não tem vasos sanguíneos, linfáticos ou nervos.
A matriz extracelular é composta por glicosaminoglicanos e proteoglicanos, que estão intimamente associados ás fibras de colágeno e elásticas,que permeiam a matriz.
Possui três tipos de  cartilagem:

Cartilagem Hialina

Cuja matriz contem colágeno do tipo II, é flexível e semitransparente, é a cartilagem mais simples do corpo.É encontrada no nariz e laringe, nas extremidades ventrais das costelas, onde se articulam com o esterno, nos anéis da traqueia e dos brônquios e nas superfícies articulares das articulações móveis do corpo.Esta cartilagem forma o molde cartilaginoso de muitos ossos durante o desenvolvimento embrionário, e constitui as placas epifisárias dos ossos em crescimento.

Na região na qual haverá formação de cartilagem, células mesenquimatosas individuais retraem seus prolongamentos, tornam-se arredondadas e se reúnem em massas densas denominadas centros formadores de cartilagem.Estas células se diferenciam tornando-se condroblastos e começam a secretar matriz em torno de si.Com a continuação deste processo, os condroblastos ficam envolvidos pela matriz secretada por eles r acabam contidos dentro de pequenos compartimentos individuais denominados lacunas.Quando os condroblastos se tornam envolvidos pela matriz, eles passam a ser condrócitos.Estas células ainda são capazes de divisão celular , e formam grupos de duas a quatro ou mais células dentro de uma lacuna, estes são denominados grupos isógenos.
O crescimento interstiscial somente ocorre na fase inicial da formação da cartilagem hialina.

As células condrogênicas são fusiformes , estreitas, originarias das células mesenquimatosas, possui núcleo ovóide com um ou dois nucéolos.

Os condroblastos originam-se de duas fontes: células mesenquimatosas no centro formador de cartilagem e células condrogênicas da camada celular interna do pericôndrio.

Os condrócitos são condroblastos circundados pela matriz.Os situados perto da periferia são ovóides, enquanto os situados mais produndamente na cartilagem são mais arredondados.Possuem um núcleo grande com um nucléolo saliente.

A superfície  lisa da cartilagem hialina e sua capacidade de resistir á compressão e á tração são essenciais para sua função nas suas articulações.Como a cartilagem é avascular, os nutrientes e o oxigênio precisam difundir-se através da água de hidratação presente na matriz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário