Os tecidos conjuntivos são compostos por células e matriz extracelular, a qual consiste de substância fundamental e fibras. As células são os componentes predominantes em alguns tecidos conjuntivos, enquanto as fibras são os componentes predominantes de outros tipos de tecidos conjuntivos. Por exemplo, os fibroblastos são o tipo celular predominante do tecido conjuntivo frouxo, pois estas células fabricam e mantêm as fibras e a substância fundamental, que constituem a matriz extracelular. Já as fibras são o componente predominante dos tendões e ligamentos. Além disso, em outros tecidos conjuntivos, a substância fundamental é o mais abundante componente, pois é o local onde certas células especializadas do tecido conjuntivo exercem suas funções. Assim, todos os três componentes são críticos para as funções desempenhadas pelos tecidos conjuntivos no corpo.
FUNÇÕES GERAIS
Apesar de muitas funções serem atribuídas aos tecidos conjuntivos, suas funções básicas incluem:
- Fornecer suporte estrutural;
- Servir de meio para trocas;
- Ajudar na defesa e na proteção do corpo;
- Funcionar como local para armazenamento de gordura.
Ossos, cartilagens e ligamentos, que mantêm os ossos unidos, assim como os tendões, que prendem os músculos aos ossos, atuam como elementos de suporte. Do mesmo modo, o tecido conjuntivo que forma as cápsulas que envolvem órgãos e o estroma, formando o arcabouço estrutural dentro dos órgãos, tem a função de suporte e sustentação. O tecido conjuntivo também funciona como um meio para trocas de resíduos metabólicos, nutrientes e oxigênio entre o sangue e muitas das células do corpo.
As funções de defesa e proteção são desempenhadas pelas células fagocitárias do corpo, as quais englobam e destroem restos celulares, partículas estranhas e microrganismos; pelas células imunocompetentes do corpo, as quais produzem anticorpos contra antígenos; e por certas células produtoras de substâncias farmacológicas que auxiliam a controlar a inflamação. Os tecidos conjuntivos também ajudam a proteger o corpo, formando uma barreira física contra a invasão e disseminação de microrganismos.
Parabéns ameio o Blog Faço Fármancia na USP!
ResponderExcluirMuito interessante eles ajudam na defesa e proteção do corpo - Ana Maria. Beijos
ResponderExcluir